1) Nível de fluído no reservatório. Esse nível nunca deve baixar. Se ele estiver baixando, é sinal de que há algum vazamento a ser encontrado e reparado no sistema.
2) Relação a ruídos: O sistema em si é extremamente silencioso, portanto qualquer barulho percebido ao virar o volante, pode ser sinal de algum problema.
- Chiados mais agudos: Podem ser sinal de correia patinando, seja por estar frouxa ou já com sua vida útil comprometida (deve-se trocar a correia ou os esticadores do conjunto).
- Chiados dentro da bomba: Chiados ao se fazer esforço pode ser sinal da presença de ar nas linhas do sistema (nesse caso o sistema deve ser sangrado e feita nova aplicação de fluído até completar o nível).
3) Vazamentos: Ocorrem em sua grande maioria por rompimentos na mangueira (devido à falha de fabricação ou vida útil excedida, criando-se rachaduras), ou problemas nas conexões.
- Vazamentos na bomba: Também podem acontecer, em todos esses casos, recomenda-se a troca do item que apresentar problema (a bomba até pode ser reparada de acordo com o nível do dano).
4) Pneus com uso de baixa pressão: Aumentam o arrasto e consequentemente o esforço do conjunto de direção, o que pode levar a sobre-esforço do sistema hidráulico e consequentemente problemas no mesmo.